A tapeçaria persa é rica em detalhes e os tecelões criam os tapetes seguindo influências dos seus antepassados, principalmente da região onde moram. Um tapete persa leva consigo as características do trabalho e história de cada região do Irã.

Os Tapetes Gabbeh são feitos no sul do Irã, por diversas clãs nômades ou semi-nômades que juntos são denominados de Qashqai. Com cerca de 250 mil pessoas, Qashqai é um conjunto de várias tribos de língua turca composta por pastores que se deslocam com seus rebanhos de ovelhas e cabras pelas regiões em torno da cidade de Shiraz.

tapecaria-persa-caracteristicas-dos-tapetes-gabbeh.1

De todos os Tapetes Persas, os Tapetes Gabbeh são os que têm os desenhos mais simples e ordenados, sem medalhão central, geralmente encontrado na maioria dos Tapetes Persas tradicionais. Outra característica é apresentarem poucos motivos, normalmente com um ou dois pequenos animais como detalhes.

tapecaria-persa-caracteristicas-dos-tapetes-gabbeh.3       tapecaria-persa-caracteristicas-dos-tapetes-gabbeh.2

Produzidos à mão, os Tapetes Gabbeh apresentam pelagem alta. No caso do tapete acima, a parte bege mostra a lã original, mas o colorido nas bordas e nos detalhes é alcançado com o tingimento natural da lã utilizando plantas, flores, raízes e pigmentos minerais..

Quem busca uma decoração moderna e contemporânea, encontra nos Tapetes Gabbeh as melhores opções. Por serem simples e extremamente elegantes, são mais fáceis para criar combinações ou para se adequarem em diversas decorações.

tapecaria-persa-caracteristicas-dos-tapetes-gabbeh.4

tapecaria-persa-caracteristicas-dos-tapetes-gabbeh.3

Atenção: Os verdadeiros Tapetes Gabbehs são iranianos, ou seja, os chamados tapetes persas. Existem também os Tapetes Gabbehs tecidos na Índia e no Paquistão, porém a qualidade é inferior e os motivos e desenhos não têm tanta “emoção”.  Por isso, ao buscar um Tapete Gabbeh confira bem a origem para ter segurança do que está comprando.

Confira aqui o Tapete Gabbeh que temos no acervo da Art Market!