Convidado pelos organizadores, o pintor catarinense Juarez Machado, um dos mais conceituados pintores brasileiros, criou um pôster para homenagear as Olimpíadas no Brasil. Ao todo, 14 artistas foram convidados para a criação das obras oficiais inspiradas nos Jogos.

Juarez Machado desenhou um atleta com o porte físico característico das representações gregas dos primeiros Jogos Olímpicos, correndo e carregando a tocha olímpica no calçadão de Copacabana.

juarez machado olimpiadas

Quem conhece o trabalho de Juarez Machado sabe como os seus traços são marcantes, as telas dele nunca passam batidas, o que não é diferente no pôster para as Olimpíadas! Para a inspiração chegar foi fácil, bastou olhar pela janela do ateliê, como contou em entrevista ao portal Agência Brasil:

“Vejo as pessoas correndo. Foi fácil. Apenas olhei pela janela do ateliê que tenho aqui no Brasil. Tinha acabado de chegar de Paris. Já cheguei com muita vontade de fazer. Senti muita emoção e orgulho em fazer parte do projeto cercado da ‘fina flor da arte brasileira’”.

 A fina flor da arte brasileira que Juarez Machado se refere é composta por Alexandre Mancini, Antônio Dias, Beatriz Milhazes, Cláudio Tozzi, Eduardo Kobra, Ana Clara Schindler, Gustavo Greco, Gringo Cardia, Geleia da Rocinha, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, , Rico Lins e Olga de Amaral. Confira os pôsteres de todos artistas.

Os trabalhos ficarão expostos na parte externa do Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio de Janeiro, até o dia 25 de agosto e depois serão levados para o Parque Olímpico de Deodoro, onde poderão ser vistos até o fim dos Jogos Paralímpicos, em setembro.

Biografia de Juarez Machado

Juarez Machado nasceu em 1941 na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Estudou na Escola de Arte do Estado do Paraná, em Curitiba, e participou ativamente do movimento artístico local. Além da pintura, também se envolveu com ilustrações, cenografia, escultura, desenho e gravura. Em 1966, passou a residir no Rio de Janeiro, intensificando suas atividades. Essa pintura disponível em nosso acervo foi pintada no Rio. Juarez Machado recebeu uma série de prêmios em galerias brasileiras e outros prêmios internacionais. Desde 1986 vive em Paris e expõem com frequência seus trabalhos na Europa e nos Estados Unidos.

art-market-juarez-machado-1.1

Tela Mulheres – Juarez Machado – Óleo sobre Tela 45 x 60 cm – Ano da Obra: 1985

Informações para a compra da Tela Mulheres.