Com tanta variedade a disposição é normal demorarmos para decidir qual filme ou documentário assistir, e no Netflix fica mais difícil ainda. Para facilitar um pouco, montamos uma lista com filmes sobre arte para assistir no Netflix. Como o serviço de streaming retira todo ano alguns filmes do catálogo, nós atualizamos esse post com novidades que estão disponíveis para assistirmos. Tem documentários, filmes biográficos e de ficção, todos inspirados no universo da arte. Segue a lista:

*Atualizado em: 10/03/2017

ABSTRACT – A ARTE DO DESIGN

Abstract - Filmes Arte Netflix

Um dos lançamentos mais aguardados! A série original Netflix, Abstract: The Art of Design, é uma viagem através de processo criativo de oito dos pensadores mais criativos e atuantes no mercado da arte e do design. Cada episódio foca em um artista:

Episódio 1 – Cristoph Niemann – Ilustrador  
Episódio 2 – Tinker Hatfield – Designer de sapatilhas da Nike 
Episódio 3 – Es Devlin – Cenógrafa 
Episódio 4 – Paula Scher- Designer Gráfica
Episódio 5 – Bjarke Ingels- Arquiteto
Episódio 6 – Ralph Gilles- Designer de Automóveis
Episódio 7 – Platon – Fotógrafo
Episódio 8 – Ilse Crawford – Designer de interiores

Nos oito capítulos da primeira temporada podemos conhecer, além do trabalho dessas grandes mentes criativas, como seus projetos inovadores afetaram profundamente nossas vidas diárias.

TALES BY LIGHT

Tales by Light - Filmes Arte Netflix

Unindo exploração, fotografia e o mundo natural, Tales by Light oferece um raro vislumbre dos olhos e mentes dos melhores contadores de histórias, através da fotografia, do mundo: Art Wolfe, Darren Jew, Krystle Wright, Richard I’Anson e Peter Eastway. Fotógrafos que capturaram imagens extraordinárias e apresentam a natureza e a cultura sob um novo prisma.

MORTDECAI – A ARTE DA TRAPAÇA

Mortdecai - Filme de Arte para Assistir no Netflix

Aristocrata, marchand, e vigarista, armado apenas com sua boa aparência e encanto especial, o negociador de arte Charles Mortdecai embarca em uma viagem ao redor do mundo, para tentar recuperar uma pintura roubada, que segundo rumores, possui um código de uma conta bancária nazista. Uma comédia com grandes nomes do cinema: Johnny Depp, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany e Ewan McGregor.

IRIS – UMA VIDA DE ESTILO

iris-apfel-filmes-arte-netflix

Com 93 anos e ainda na ativa aconselhando modelos, criadores e também pechinchando com fornecedores, Iris Apfel é uma personalidade ímpar no mundo da moda. Para mostrar o trabalho e as ideias dessa grande mulher, o premiado diretor Albert Maysles mostra no documentário Iris, o entusiasmo dela pela moda e pela arte. Um filme que além do business da moda, mostra os aspectos da criatividade, valores e trabalhos éticos durante crises e a importância de manter esses mesmos valores no momento que o glamour toma conta.

ECO DE LA MONTAÑA 

eco-de-la-montana-filmes-arte-netflix

O documentário Eco de La Montaña mostra um pouco da vida e do trabalho do artista huichol Santos de La Torre, que vive no anonimato mesmo depois de ganhar os holofotes da mídia internacional ao fazer um lindo e marcante mural na estação de metro Palais-Royal – Musée du Louvre.

 DIANA VREELAND: THE EYE HAS TO TRAVEL

diana-vreeland

Diana Vreeland (1903-1989) definiu uma nova maneira de olhar a moda. O documentário “Diana Vreeland: The Eye Has to Travel” conta a vida da ícone da moda internacional, colunista e editora de duas das maiores publicações editoriais do ramo, Vogue e Harper’s Bazaar, conhecida por sua criatividade ilimitada e seu forte temperamento. Em mais de 40 anos de ligação com o mundo da moda, era chamada de “oráculo”, “sacerdotisa da moda” e “fabricante de mitos”.

McCULLIN 

mccullin-filmes-arte-netflix

Com a experiência de 30 anos fotografando guerras e conflitos,  esse documentário conta a vida do fotojornalista canadense Don McCullin. Um filme sobre o amor pela fotografia e pelas pessoas, pois a coragem de retratar desastres e crises ao redor do mundo só é possível em seres humanos que têm um espírito de coletividade e bem maior. Registrar coisas ruins para evitar as mesmas cenas no futuro, esse é um das grandes razões de ser um fotojornalista de guerra.

ART OF CONFLICT

art-of-conflict-filmes-arte-netflix

Os murais da Irlanda do Norte são uma expressão dos problemas da região. “The Art of Conflict”, produção original do Netflix, examina estes murais através dos seus pintores e as pessoas que ali vivem, explorando o impacto, o propósito e o futuro dessa arte de rua, e consequentemente do país.

BELTRACCHI – A ARTE DA FALSIFICAÇÃO 

belltracchi-filmes-arte-netflix copy

Wolfgang Beltracchi é considerado um dos maiores falsificadores de obras de arte da história, e durante 40 anos, enganou o mercado falsificando e vendendo quadros como se fossem de grandes artistas do século 20. Oferta pelo seu trabalho nunca faltou e seu grande diferencial é que os quadros nunca eram meras cópias de pinturas já existentes, mas sim produtos da imaginação de Beltracchi utilizando o estilo desses grandes mestres. O comprador era enganado e pensava que a obra era algo nunca visto antes, um achado. O documentário é um retrato íntimo do responsável pelo maior escândalo de fraude artística do período pós-guerra.